XI Cidadania do cuidado

Acesse a galeria de fotos

O tema do XI Seminário Nacional do Projeto Integralidade: Saberes e Práticas no Cotidiano das Instituições de Saúde inaugura uma série de iniciativas de pesquisa, ensino-extensão que busca o aprimoramento da discussão do direito humano à saúde. Partindo de uma perspectiva ético-politico-pedagógica, o Grupo de Pesquisa do CNPq LAPPIS propõe eixos temáticos que configuram questões fundantes para se pensar o agir político dos atores sociais no cotidiano da saúde.

 

 

mesa1_ufpeO XI Seminário começou na manhã desta segunda-feira (12/09). A página do Lappis no Facebook já possui uma galeria de fotos da mesa "Cidadania no Cuidado: o universal e o comum na integralidade das ações de saúde", que aconteceu às 10h. Acesse a galeria clicando aqui e continue acompanhando nossas atualizações. 

cartaz_xiseminario_webCom o intuito de solucionar as dúvidas que chegaram ao nosso O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., informamos que os certificados referentes ao XI Seminário do Projeto Integralidade serão emitidos mediante a lista de presença e enviados posteriormente pelo e-mail do ouvinte/participante.

mesa1_tardeConfira o vídeo das mesas "Cidadania no Cuidado: o universal e o comum na integralidade das ações de saúde" e "Ação Formativa na Saúde: desafios para construção de redes de aprendizagem docente sob o eixo da integralidade das ações de saúde" no arquivo do Livestream do site Saúde Com Dilma.

 




 
 

Dia 12/09 - 2a feira

17h – 19h MESA-REDONDA: Extensão Universitaria: estratégias integradoras entre ensino-pesquisa-serviço COORDENAÇÃO: Roseni Pinheiro EXPOSITORES: José Ricardo Ayres (Pró-reitor de Extensão da USP/Faculdade de Medicina); Alexandre Simoes Freitas (Faculdade de Educação da UFPE); Itamar Lages (UPE).

madel_x_semO BoletIN entrevistou, com exclusividade, a Professora  Madel Therezinha Luz (IMS/UERJ). Socióloga, pesquisadora, autora entre muitos outros títulos de Natural, racional, social (ed. Campus), A arte de curar versus a ciência das doenças (ed. Dynamis) e O lugar da mulher (ed. Paz e Terra), a dra. Madel Luz fundou o grupo Racionalidades Médicas, nos anos 1990, abrangendo comparações de sistemas médicos complexos (Medicina Ocidental ou Biomedicina, Homeopatia, Medicina Tradicional Chinesa, Ayurveda) tanto em nível teórico (ciências humanas) como prático (médico terapêutico, ou diagnóstico).

jraO Prof. Dr. José Ricardo Ayres (Medicina Preventiva/USP) falou ao BoletIN sobre alguns tópicos que pretende abordar na mesa  “Entre a vontade e a virtude nas práticas do cuidado: por um ethos da ação e da responsabilidade na saúde”, que abre as sessões do XI Seminário do Projeto Integralidade, no dia 12 de setembro.

Dia 13/09 - 3a feira

9h- 12h30min MESA-REDONDA: Ação Formativa na Saúde: desafios para construção de redes de aprendizagem docente sob o eixo da integralidade das ações de saúde 

luciafatimaguerraMais dois participantes de peso confirmaram presença no XI Seminário do Projeto Integralidade, em Recife: Lúcia de Fátima Guerra Ferreira (Pró-Reitora de Extensão Universitária da UFPB) e Carlos Dimas Martins Ribeiro, do Departamento de Planejamento em Saúde/Instituto de Saúde da Comunidade /UFF. Eles estarão na mesa redonda Extensão Universitária: estratégias integradoras entre ensino-pesquisa-serviço, que será realizada no final da tarde do dia 12/09.

Compartilhar